terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Ocupações

Leio que o Movimento Nacional de Luta pela Moradia ocupou um prédio no centro de Porto Alegre. Nada mais justo do que fazer valer o valor de uso de um prédio - habitação - em detrimento dos especuladores.

Aqui na Holanda não é só a maconha e a prostituição que são legalizados, a ocupação de prédios - ou squat - também o é. (Os cogumelos, esses já não mais). Desde que o prédio esteja ocioso por pelo menos um ano, sem previsão de uso iminente (como um contrato de aluguel assinado), e que o local seja utilizado como moradia, pode ocupar. É uma das muitas concessões que o poder teve de fazer para conter a onda contestatória dos anos 60 e 70.

Os krakers, como são chamados, são muito bem organizados e solidários. Semanalmente muitos dos ocupantes promovem as kraakspreekuur - algo como "hora para falar sobre ocupações" - onde dão dicas e conselhos para quem está pensando em se tornar um kraker. Prestigiarei quando puder.

Mas como os cristãos sempre querem acabar com a festa, um deputado do CDA quer acabar com as ocupações legalizadas. Foi notícia até na Rússia:




O símbolo dos krakers

Nenhum comentário: