domingo, 22 de fevereiro de 2009

Carnaval na Holanda

A Holanda apresenta um gradiente cultural do norte ao sul, no qual a religião (ou a tradição religiosa) vai do calvinismo ao catolicismo, e o simulacro de paraíso vai da patinação no gelo ao carnaval. Para ver o melhor carnaval, fui ao extremo sul, Maastricht, onde está o carnaval mais famoso.

Músicas germânicas (lembra oktoberfest; mas teve tembém música da Xuxa, ver vídeo abaixo), e muita gente fantasiada andando pelas ruas. Fantasias caprichadas, da cabeça aos pés, com direito a maquiagem. Um palco na praça principal e blocos desfilando pelas ruas. Quem não gosta tem que sair da cidade. Em um dos poucos bares que não estava totalmente decorado para o carnaval, estava tranquilamente tomando uma sopa de cebola quando de repente um dos blocos entra bar adentro.

O carnaval é tão importante em Maastricht que existe até uma bandeira do carnaval (vermelha, amarela e verde), hasteada por todos os lados, em casas, lojas e prédios oficiais. Muitas fantasias também são nessas cores.

(Dizem que às vezes ocorre o chamado "vandalismo" em Maastricht - vitrines são quebradas e lojas saqueadas. Esta revolta contra a mercadoria, a tentativa de concretizar o paraíso, infelizmente eu não testemunhei).







Nenhum comentário: