A biblioteca segue um conceito (em linha com as bibliotecas de Delft e Rotterdam) que vai muito além de um lugar sisudo e com cheiro de mofo onde ficar em silêncio é obrigatório. Centro de informação: não apenas livros, jornais e revistas, mas também DVD's, CD's, computadores. Importante, o acervo parece ser bom (procurei Pannekoek e encontrei).
A biblioteca fica a poucos metros da estação central de trens. À frente uma vista valorizada por janelas imensas, onde pode-se ler confortavelmente sentado ou mesmo deitado - sim, há camas na biblioteca. Um italiano me diz que para ter uma vista dessas na Itália, só sendo um grande banqueiro, mas em Amsterdam ela está disponível para qualquer um, basta ir à biblioteca pública. (Ele não conhece a vista dos favelados do Rio de Janeiro).
Restaurante e bar com terraço no último piso, onde se pode apreciar ainda melhor a vista. Teatro, piano, seiscentos computadores com livre acesso. Uma área infantil com móveis circulares formando uma espécie de "concha". Em todas as áreas, muito espaço, conforto e iluminação perfeita.
Passei a tarde inteira lá. Uma biblioteca dessas, sozinha, me convence a me mudar para qualquer cidade do mundo. Seguem fotos minhas e vídeos promocionais da página da OBA e do YouTube(propaganda é sempre propaganda, mas a OBA é realmente o que dizem e mostram).
Um comentário:
Daniel
watch also our subtitled video 'OBA at the OD'
This is the url:
http://www.oba.nl/index.cfm/t/OBA_at_the_Oosterdok__OD_/objectid/AF40DBF2-9790-D0B8-F2ADBEF3BDF85EF3/vid/8A355FDE-B47B-8B40-69D28AE6D90F0E61/containerid/666415AA-C09F-296A-61DB669427684CB1/displaymethod/display_obaplayer
You'll find the embed code
Greetings,
R. Visser, OBA.
Postar um comentário