sábado, 4 de abril de 2009

Holanda 3x0 Escócia

Obviamente, eu não podia deixar de assistir uma partida da Oranje. Eliminatórias da Copa, em Amsterdam (Arena do Ajax). Uma multidão de holandeses fantasiados de laranja. Comprei um chapéu para mim, com medo de que não me deixassem entrar no estádio sem pelo menos uma peça de roupa laranja. Mas também uma multidão de escoceses - de saia e tudo. E todos entrando no estádio numa boa. Os escoceses compraram mais ingressos do que os disponíveis no setor deles, então onde fiquei estava tudo misturado: à minha esquerda holandeses, à minha direita escoceses. Apesar da indumentária, os holandeses são calmos para assistir o jogo. Exagerando um pouco, é como se eles se fantasiassem de laranja para contemplar um Rembrandt. Se agitam mais no intervalo, quando colocam música nos alto-falantes. Os escoceses, com um quinto do estádio, faziam mais barulho do que eles.

O jogo não foi grande coisa. Mas é bonito ver como os holandeses sempre tentam resolver todos os lances com técnica e inteligência. Uma noção de decência futebolística que eles ainda parecem ter. Também dava a impressão de uma certa arrogância, como se eles achassem que não precisavam se esforçar para ganhar dos escoceses. O técnico parece estar estudando na maldita escola de Celso Roth: deixou Snijder no banco. O futebol dos escoceses, bom, é o limite entre o futebol e o rugby.

A Holanda ganhou de três a zero, com dois gols de cabeça e um de pênalti. Praticamente classificada para a Copa. Felizmente, assim a chance de ver bons jogos é maior.

[A volta do estádio é que foi um parto. Na saída fui pegar o trem na estação Bilmer Arena, abarrotada de gente, mas só tinha trem para Amsterdam Centraal (lado oposto ao de Delft), pasando por Schiphol (aeroporto, para onde iam os escoceses). Peguei e desci uma estação após, em Duivendrecht, achando que ali poderia pegar o trem para Delft. Esperei 40 minutos e nada. Então, desisti e fui para Amsterdam Centraal. Chegando lá, tive que esperar uma hora para pegar o trem para Den Haag Centraal (Haia, que fica a quinze minutos de Delft). Quando lá cheguei, surpresa, a estação estava fechada - naquele dia adiantaram o relógio (hora de verão). Pergunto ao funcionário: tenho que ir a Den Haag HS. Como chego lá? Vinte minutos de caminhada. Sorte que encontrei um grupo de holandeses que estava indo na mesma direção e me indicaram o caminho - um deles tinha ido ao Rio de Janeiro no carnaval e conheceu pessoas de Porto Alegre. Chegando em Den Haag HS, uma hora e meia esperando o trem para Delft. Quando finalmente cheguei em Delft, não tinha mais bonde. Devia ter deixado a bicicleta na estação. Mais meia hora de caminhada até chegar em casa. Resultado: o jogo terminou às 22:30 e eu cheguei em casa às 4:30. Com certeza os escoceses chegaram em casa antes de mim. A organização holandesa não resistiu a um estádio lotado e uma hora de verão simultâneos].







Nenhum comentário: