domingo, 5 de abril de 2009

Sparta 0x2 PSV

Os dois times que ainda faltava ver eram Sparta (Rotterdam) e PSV (Eindhoven), então esse era o jogo perfeito. Realizado no estádio mais antigo da Holanda (1916, recentemente reformado), o Kasteel (castelo) do Sparta. O Sparta foi fundado em 1888, e chegou a ser campeão holandês algumas vezes no início do século, mas faz décadas que não consegue mais.

O estádio é acanhado (cerca de 10.000 pessoas), mas entre os que fui, foi ali que senti a melhor atmosfera clubística. Cada vez me convenço mais que as arenas-shoppings são ruins para o futebol (boas para fazer dinheiro, ruins para o futebol). O Kasteel fica no Spangen, o bairro que tem fama de ser o gueto de Rotterdam, local onde 90% da população é constituída por imigrantes e onde concentram-se os traficantes de drogas - o que na Holanda significa comerciantes de drogas pesadas. Pelo que vi parece mais um bairro de classe média no Brasil, mas ainda quero conferir melhor esse lado B de Rotterdam.

Quanto ao jogo, o Sparta tem um time fraco, principalmente na defesa. Já o PSV, como clube empresa que é (para quem não sabe, PSV significa Philips Sport Vereniging ou Associação Esportiva Philips), joga de acordo: eficiente e insípido como uma fábrica. Infelizmente não saiu gol do Sparta.

Com isso já posso escolher o meu time por aqui. PSV está descartado. Ajax corre por fora. Mais chances para Sparta, Heerenveen e Feyenoord.








Nenhum comentário: