terça-feira, 11 de novembro de 2008

Pannekoek

O interesse por pannekoek tem dois aspectos: panqueca (pannekoek em holandês; pronuncia-se panecúc) e Anton Pannekoek, teórico do comunismo de conselhos e astrônomo holandês.

Sobre a pannekoek comestível: comida tradicional holandesa, foi inventada aqui, e é a origem das palavras panqueca e pancake. Muito boa, mas diferente da panqueca servida no Brasil. A massa é a mesma, mas a pannekoek é aberta, como uma pizza, inclusive do tamanho de uma.

Mas o leitor atento talvez se pergunte: então o comunista de conselhos se chamava Antônio Panqueca? Sim, é isso mesmo, e eu fiquei curioso e procurei saber o porquê de um sobrenome tão gracioso. E o que uma holandesa me disse é que os holandeses não tinham sobrenome até a invasão de Napoleão, que impôs sobrenome a todos os cidadãos. Os holandeses, então, resolveram tirar sarro e inventaram sobrenomes debochados, como Pannekoek e outros que agora não me lembro, achando que tão logo Napoleão fosse embora os sobrenomes iriam junto. Mas não, as piadas continuam nos nomes dos holandeses até hoje.

Sobre Antônio Panqueca e comunismo de conselhos, falarei em outra ocasião.

Um comentário:

Anônimo disse...

Daniel! Eu sugeriria um nome mais
"nobre" do que Antônio Panqueca;por preferencia alimentar diria Daniel Filé Mignon!