domingo, 23 de novembro de 2008

Sinterklaas

Na Holanda as crianças têm dois papais Noel - o "bom velhinho" ou "porco capitalista", segundo os Garotos Podres. Um deles é parecido com o adotado no Brasil (Santa Claus), mas tem também o tal de Sinterklaas. Dizem que para as crianças daqui o quente mesmo é Sinterklaas. Esse é comemorado no dia 5 de dezembro.

Sinterklaas era o bispo de Myra, na Turquia. Reza a lenda que ele salvou o seu povoado da fome, ressucitou três crianças e dava presentes a meninas pobres. Teria morrido em 6 de dezembro do ano de 343. Em 1087 suas relíquias forma transferidas para Bari, na Itália.

Na tradição holandesa, Sinterklaas vem da Espanha, de barco (e não de trenó do Pólo Norte, como Santa Claus). Talvez porque Sinterklaas (São Nicolau) fosse o padroeiro dos marinheiros. Ou porque a Holanda tenha feito parte do império espanhol. Ou ambos. Sinterklaas chega com muitos ajudantes negros. Mouros? Escravos? Ninguém sabe direito. São chamados de Zwarte Pieten (algo como Pedrinhos Negros). Não parece haver nenhum conteúdo racista, pois as crianças se fantasiam de Piet, inclusive pintam o rosto de preto.

Sinterklaas e seus pieten visitam as crianças, distribuindo presentes para as boas e punindo as más. A pior punição é ser levado para Espanha pelos pieten na mesma mala de onde saem os presentes para as crianças "boas". Mas parece que as punições estão fora de moda, e todas ganham presentes. As crianças costumam deixar sapatos na frente da lareira na véspera do dia de Sinterklaas; reza a lenda que então os pieten entram pela chaminé e deixam presentes. Na noite de 6 de dezembro Sinterklaas visita as crianças e, após, retorna à Espanha.
Os adultos também celebram Sinterklaas, fazem uma espécie de amigo secreto, e tradicionalmente têm de compor um poema para o presenteado. Essa festa é tão importante para eles que chega a haver um programa especial de televisão, no qual participam os prefeitos de cidades como Amsterdam, Rotterdam, etc. (http://player.omroep.nl/?aflID=8307149).

Pois, indo sábado jogar futebol na TU Delft, não é que Sinterklaas estava chegando pelo canal? Tá aí, junto com o contraponto dos Garotos Podres:













2 comentários:

Anônimo disse...

Dani!Adorei o"porco Capitalista"!A maior sorte foi teres te deparado com essa festa assim,sem planejamento. Parabéns!

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=cRocOCEZNYo&feature=related